17/10/17

Diretor-presidente da Superpan abre o 5º Fórum de Inovação do IEL

A capacidade das empresas de antecipar cenários e construir diferentes caminhos para um futuro desejável foi o tema que norteou o 5º Fórum de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), que ocorreu na última segunda-feira (16) na FIERGS, em Porto Alegre. Patrocinado pela Superpan, a abertura do evento foi realizada pelo diretor-presidente da empresa, Arildo Bennech Oliveira, que integra também a Direção do Instituto.

“O IEL tem uma extensa gama de serviços para oferecer às empresas, desde soluções em gestão corporativa, educação empresarial, até atuação no campo da inovação. A minha tarefa de estar hoje aqui com este time maravilhoso é levar para vocês o conhecimento. O IEL estará sempre à disposição para dar o apoio e suporte necessário para o negócio de cada um de vocês”, declarou.

A primeira palestrante do encontro foi Catarina Papa, empreendedora no campo da tecnologia e comunicação. Segundo ela, as possibilidades de futuro não são únicas. “Falar sobre o futuro é sempre iluminar as possibilidades e gerar hipóteses para a construção de cenários nos quais nos colocamos como agentes da ação”, explicou. Para construir estes caminhos, Catarina afirma que é necessário aliar imaginação e coleta de dados.

Inovação e o setor de panificação

Perguntada sobre como enxerga a inovação no setor de panificação, Catarina acredita que essa modernização está ligada à cadeia logística do negócio. “Especialmente no caso de alimentos, o desafio é você entender como pode entregar o seu produto de uma maneira simples, com menor custo e mantendo a qualidade dos ingredientes desde a produção até chegar no consumidor final”, explicou. Para a palestrante, um dos diferenciais da Superpan é a produção artesanal. “É muito bacana essa maneira de trabalhar, pois o alimento artesanal é uma comida que acolhe. O desafio está em você encontrar o equilíbrio entre a inovação de processos em longa escala e a valorização da produção artesanal”, ponderou.

“Inovar é saber se reinventar mantendo a autenticidade”

Peter Kronstrom é diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America e foi um dos palestrantes do evento realizado na FIERGS. Para ele, a inovação está presente quando uma empresa busca se reinventar sem perder a autenticidade. “Acredito que, especificamente neste meio da indústria de pães congelados, inovar é você encontrar novas formas de fazer o pão, mas sempre mantendo a sua tradição. A inovação passa por diferentes setores, inclusive na forma como você vai entregar o seu produto aos clientes”, declarou.

O 5º Fórum de Inovação do IEL também contou com a presença de Bruno Mac e Paulo Renan, CEOs da Future Explorers. Eles falaram sobre a coleta de dados como ferramenta para antecipar cenários futuros e fundamentar tomadas de decisões. “Às vezes, nos encontramos em um lugar diferente do que queríamos, por ele ser o único que conhecíamos”, observou Renan.

Dinâmica integrou participantes

A tarde foi de aprendizado e integração. Colaboradores da Superpan prestigiaram o evento e participaram de uma dinâmica que teve o objetivo de antecipar cenários e estudar possibilidades de futuro para diferentes situações apresentadas pelos organizadores do Fórum. Além do conhecimento adquirido, o público também pôde se deliciar com os produtos da Superpan, que foram oferecidos no coffee break do evento.