Sabe que dia é hoje? É o dia de um pãozinho muito especial, que conquista paladares Brasil afora e por isso ganhou uma data só para ele: é o Dia do Pão de Queijo! A data foi escolhida após neste mesmo dia, em 2007, ter sido realizado um concurso de culinária para eleger o melhor pão de queijo.
E foi aqui no Brasil que ele foi inventado, lá no século XVIII. Hoje, é adorado também em outros países ao redor do mundo. Na Colômbia, um produto muito similar ao pão de queijo é o pan de bono ou pandebono. Assim como o pão de queijo, o pandebono possui textura esponjosa, de baixa densidade, e que endurece em pouco tempo, características que se atribuem ao polvilho azedo.
O Paraguai e as províncias argentinas de Misiones e Corrientes também possuem uma variação do pão de queijo, chamada de chipá, nome que também é utilizado no estado de Mato Grosso do Sul. A diferença da chipá para o pão de queijo é seu formato em “U”.
No Equador, também existe o “pan de yuca”, que é exatamente igual ao pão de queijo brasileiro, na textura, formato e sabor. Por lá, tornou-se hábito comer o “pan de yuca” acompanhado por um iogurte de frutas. Que tal um pão de queijo quentinho para alegrar o seu café da tarde? Hmmm…
Com informação do Portal Alimentação Fora do Lar e Wikipedia.